terça-feira, 29 de setembro de 2015

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA – FATORES QUE AFETAM A FOTOSSÍNTESE EM Elodea canadensis

INTRODUÇÃO

     Muitas informações acerca da influência de fatores como luz, CO2 e temperatura sobre fotossíntese podem ser obtidas com facilidade, contando-se o número de bolhas produzidas pela planta aquática Elodea canadensis, submetidas a várias condições do meio.
         Algumas experiências serão feitas, usando-se um pequeno ramo de Elodea submerso em água (frequentemente uma solução de NaHCO3 ), com o ápice para baixo, dentro de um tubo de ensaio ou proveta; deve-se escolher, de preferência, a ponta de um ramo novo. As bolhas a serem contadas sairão do caule pela parte seccionada. Deve-se compreender que, em experimentos dessa natureza, os resultados nem sempre são perfeitos, pois o número de bolhas pode variar durante a experiência, em função de fatores tão diversos como tamanho do ramo, alterações mecânicas na região cortada e variações na solubilidade do oxigênio provocadas por mudanças de temperatura etc. De qualquer modo, o “método das bolhas” é utilíssimo nas aulas práticas, em virtude de sua extrema simplicidade.

OBJETIVOS

         Verificar o efeito do fator luz sobre a fotossíntese. Comprovar a utilização de gás carbônico na fotossíntese.

MATERIAIS

         Provetas de 100 mL; Lâmpadas fluorescentes; Cronômetro; Lâmina de barbear ou bisturi; Pinça de ponta fina; Solução de bicarbonato de sódio (NaHCO3) a 1%; Solução indicadora de Fenolftaleína; Ramo de Elodea canadensis.

MÉTODOS

1- Efeito da intensidade de luz

1° - Tome um ramo de Elodea, coloque-o no interior de uma proveta e acrescente solução de bicarbonato de sódio a 1%, de modo que esta ultrapasse o ramo em 5 cm, aproximadamente; 2°- Aproxime a proveta de uma lâmpada, de modo a obter uma irradiância de 30 µmol m-2 s-1.
Espere 5 minutos até a estabilização da nova condição e faça a mesma contagem de bolhas por 3 minutos;
3°- Em seguida, aproxime a proveta da lâmpada de modo a obter uma irradiância de 170 µmol m-2 s-1 e proceda como no item anterior;
4°- Repita o procedimento, agora sob uma irradiância de 750 µmol m-2 s-1.
2 – Fator CO2

1°- Enumere 3 provetas e encha-as com uma solução de NaHCO3 0,1%;
2°-Coloque um ramo de Elodea nas provetas 1 e 2. Envolva a proveta 2 com papel alumínio;
3°- Mantenha todas as provetas a distância de uma fonte de luz, de modo a receberem uma irradiância de 170 µmol m-2 s-1.
4°- Após um período de aproximadamente 2 horas, adicione 2 a 3 gotas de fenolftaleína em cada proveta e observe se há alguma diferença na intensidade de coloração entre elas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO



           Pode-se observar que em pH ácido o índice de CO2 tende a aumentar enquanto em pH alcalino tende a diminuir. Sendo durante o processo de fotossíntese ocorre a remoção de CO2 e durante o processo de respiração adiciona-se CO2.
         Na primeira proveta foi observado os processos de fotossíntese e de respiração. Ocorrendo assim a remoção de CO2, que foi evidenciada pela coloração avermelhada e pelo meio que ficou mais ácido.
        Na segunda proveta ocorreu somente o processo de respiração, causando o adicionamento de CO2, que foi evidenciado pela coloração que permaneceu incolor e pelo meio que mais ácido. A terceira proveta foi realizada para controle, a coloração ficou avermelhada e houve alteração no pH.

CONCLUSÃO

          Pode concluir que quanto maior a irradiância, maior será a quantidade de bolhas. Com a proveta a 60 cm de distância da lâmpada se obteve sete bolhas. Com a proveta a 40 cm de distância da lâmpada se obteve 12 bolhas. Com a proveta a 10 cm de distância da lâmpada se obteve 22 bolhas.

QUESTÕES

1- Por que o aumento da intensidade luminosa faz também aumentar a fotossíntese em Elodea?

       Pois conforme vai aumentando a intensidade luminosa, maior será a energia disponível, que é necessária para a realização da fotossíntese. Porque quanto menor o comprimento de onda e maior a frequência incidente na planta.

2- Por que as água contendo plantas aquáticas são, em geral, mais ácidas à noite do que durante o dia?

        Pois durante a noite não há incidência de luz, fazendo com que as plantas não possam realizar o processo de fotossíntese que remove o CO2 e deixa o pH mais alcalino. Ocorrendo somente o processo de respiração que requer oxigênio, mas adiciona-se que deixa o pH da água deixando-o mais ácido.

3- Nesses experimentos com Elodea, você está determinando a taxa de fotossíntese real (total) ou aparente (líquida)? Explique.

     A taxa de fotossíntese real (total). Para a realização desse experimento foi usado todos os componentes necessário para a fotossíntese completa que são a luz, o CO2 e a clorofila.

4- Que gás forma as bolhas que se desprendem do ramo de Elodea iluminado? Que evidências indiretas você obteve como suporte para sua afirmativa?

      O gás oxigênio. Pois no processo de fotossíntese ocorre a hidrólise da água, que libera o gás oxigênio na atmosfera. E dentro da água essa liberação causa a produção de bolhas.

5- Explique a mudança de coloração da água contendo Elodea em presença de fenolftaleína.  

       A Elodea estava realizando uma elevada taxa de fotossíntese devido a alta disponibilidade de luz, havendo assim de CO2 que causa uma estabilidade do pH deixando-o básico e posteriormente resultando na cor violeta.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Roteiro adaptado de:

       MAESTRI et al. Fisiologia Vegetal (exercícios práticos), Viçosa. Editora UFV, 1998. FREITAS, H.M.B. Manual de Atividades Práticas de Fisiologia Vegetal, Salvador: Edufba, 2006.


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