sexta-feira, 25 de setembro de 2015

DESCRIÇÃO DENDROLÓGICA - Bixa orellana


FAMÍLIA:
Bixaceae
NOME CIENTÍFICO:
Bixa orellana
NOMES POPULARES:
urucu, urucum, colorau, açafroa, acfroeira-da-terra (Bahia)
  •   CARACTERÍSTICAS DENDROLÓGICAS:
             Hábito arbóreo, arbustivo com altura de 3-5 m, de copa baixa e densa, com tronco de 15-25 cm de diâmetro, revestido por casca com ritidoma reticulado. Com folhas simples, alternas, pecioladas, membranáceas, glabras, de 8-11 cm de comprimento, com presença de estípulas. As  flores são róseas e reunidas em inflorescências panículas terminais. 
            Os frutos são cápsulas arredondadas, com a superfície de cor vermelho-rosada ou amarelada, revestida de espinhos moles, contendo muitas sementes duras e cobertas por arilo vermelho (corante). Planta perenifólia, heliófita, pioneira, característica da floresta amazônica de várzea. Ocorre preferencialmente em solos férteis e úmidos de beira de rios. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis, que são disseminadas tanto pelo homem como pelos animais.
  • UTILIDADE DA PLANTA
            A madeira serve apenas para lenha, suas sementes são condimentares e tintoriais, as matérias tintoriais de cor amarela (orelina) e vermelha (bixina), são extraídas da polpa que envolve as sementes, são empregadas em culinária e na indústria alimentícia, de impressão e de tecidos.  A árvore é cultivada em muitas regiões do país para exploração de suas sementes e como planta ornamental.

  • FONTE

         LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa: Plantarum, 1992. 352 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário